sexta-feira, 1 de outubro de 2010

GERENCIANDO UMA EMPRESA DE ONIBUS...

Arrumei um ótimo passatempo na net pra ocupar a cabeça quando o Flu joga mal ou quando as coisas nã vão bem com minha morena. Uma lista de e-mails onde cada participante gerencia uma empresa ou um grupo de empresas de ônibus fictícias, no também fictício estado de Rio das Pedras. A lista "Transporte Fictício".

Mas não é tão fácil quanto se pensa. Não adianta pintar um monte de ônibus zerado não. O negócio é realista.
Começa-se com 1 milhão de reais, mas isso não é muito.
Precisa-se ganhar uma licitação ou, se der sorte, ganhar uma cidade onde ninguém opera. Eu, p.ex, comecei numa cidade "pequena", Padre Anchieta, com 155mil habitantes. Era necessário 100 ônibus pra operar. Pois bem, com 1 milhão, precisei financiar mais 3 milhôes pra poder chegar à frota mínima exigida, e sabe que modelos comprei?? Vitórias, Alvoradas, TorinosLN, o modelo mais novo que consegui foram Senior G6 ano 2000. Fora gastos mensais com manutenção, garagem, salários... acredite, é muito caro gerenciar uma empresa.

Detalhe importante, não adianta "puxar" uma empresa fictícia de fora de Rio das Pedras. Procurando BM99LG no Orkut vai achar um perfil meu com uams 40 empresas fictícias, mas nada pôde ser "importado" para Rio das Pedras. Quer comprar ônibus? Renovar frota? Procure em sites REAIS, como Cisiotar, MercadoLivre, o que for, desde que o link seja de verdade. Ou compre usados de outros empresários da lista. Eu achei Urbanuss pluss Intercity ano 1999 por 50mil reais, uma pechincha que ninguém acreditou, rsrs, só depois de conferirem o link... Um Viale ou um VipI estão custando o triplo disso. Quer comprar ônibus novo? A lista tem pra vender. Mas, assim como na realidade, são caros.

Por enquanto, o Grupo BM99LG conta com 115 ônibus, todos na Viação Campos (homenagem à cidade de Campos-RJ). Cem deles operam o lote municipal de Padre Anchieta e os outros quinze, as duas linhas intermunicipais da cidade. Por sorte, não tenho concorrência. Tenho ainda a Coletivos Nova Diesel, clara homenágem à AutoDiesel do Rio de Janeiro, com a pintura do fim dos anos 80 quando ainda operava na Penha, mas a Nova Diesel ainda aguarda as licitações da região metropolitana da capital Barra das Pedras pra comprar frota e começar a operar. Se ganhar licitação, né, importante ressaltar. Ainda pretendo fundar uma terceira empresa; nome e pintura já estão definidos, ams pra variar, aguardo abrirem novas licitações...

Ah, caso alguém se interesse nas operações do grupo BM99LG no fictício estado de Rio das Pedras e acompanhar a minha aventura adminsitrando empresas de ônibus, siga o blog... www.bm99lg-rp.blogspot.com

2 comentários:

Vianna (Camisas e Manias) disse...

Vou acompanhar...
Em breve eu também mostrarei minhas singelas pérolas...
O meu trabalho é mesclado com o Simutrans... Mas não é tão detalhista como o de vocês... Gostei muito.

Ônibus Gold - Fotos e vídeos de ônibus disse...

Ei, eu quero participar desse grupo e ter a minha empresa fictícea.
Qula é o número mínimo de ônibus exigidos?
Por favor, entrar em contato com:
onibusgold1@hotmail.com