quarta-feira, 3 de março de 2010

SIMUTRANS (v102.2)

Busologo q sou, achei um joguinho q me viciou agora. Nao to falando de BusDriver, BusSimulator nem nada do tipo nao, to falando de um jogo pra GERENCIAR uma empresa de Transporte.
SIMUTRANS. Graficos simples (to jogando no pak64, breve passo pro pak128), mas viciante, mto maneiro, fez eu deixar meu netbook ligado a noite toda pra aproveitar q minhas empresas davam lucro, hehe.

De cara ele eh dificil pq, por ser de criaçao gringa, vc soh se daria bem fazendo transporte com trens (oq tem de trem pra baixar na net eh incrivel!!!), mas dei uma fuçada e achei onibus brasileiros (tanto pro pak64 qto pro 128) q me ajudaram muito. Mesmo assim tem q ter a manha, pq pode se fazer lucro transportando passageiros, cargas entre as industrias, e ateh correios. Como sou busologo, to soh no transp. de passageiros, por onibus, logico, mas vez ou outra boto um avia pra dar uma volta no ar ou faço uma barca de passageiros sair do estaleiro.Oq dificulta eh q os passageiros querem ir cada um pra um lugar, por isso a dica idiota q eu tenho eh nao sair ligando de cara todas as cidades do mapa nao, se estabilize ligando umas duas ou tres cidades q estejam proximas entre si. E crie linhas (teclando "W") q passem no maximo de pontos dentro das cidades q atende, mesmo q a linha seja rodoviaria. Passando pra realidade, se vc criasse as linhas Rio-Salvador, Rio-Brasilia e Rio-PortoAlegre, elas deveriam passar pela Pavuna, Cpo.Grande etc antes de sair doRio, imagine!!!

Pra deixar o jogo mais "particular" (nao eh possivel multiplayer com outros jogadores humanos, soh com o proprio computador q pode ser mais 12 jogadores contra vc), tecalndo "A" sobre as prefeituras e paradas (de onibus, navio, trem, etc), vc pode alterar o nome das cidades e paradas. Ateh pq toda cidade tem sempre os mesmos nomes de paradas, fora as q ficam sem nome. Eu alterei o nome de TODOS os meus pontos de onibus, sao quase CEM no mapa todo, deixei pausado e fui alterando o nome de um por um, bom q exercita a criatividade do sujeito, os bairros foram ficando com nomes de onibus (Jd.Ciferal, Pq.Fagundes, Jd.Staneck, cidades de Mauá e Feital, p.ex), alguns bairros de verdade tbm serviram de inspiração (Pq.Neves, Parada Botafogo, Nova Pavuna, Pça.Tribobó) e ate minhas camisas de times estrangeiros serviram de idéia (VilaBordeaux, Pq.Santander, Jd.Kovacevic, Baía de Tampa, etc)

Tao logo eu arrumar uns add-ons q ja baixei mas perdi, e tao logo eu terminar os ONIBUS DO RIO q eu to criando pra Simutrans, farei upload do meu pak pra quem quiser baixar, ja com onibus articulados de SP (otimo custo-beneficio), onibusda PassaroMarrom (de SP) e DD da SantoAnjo (do RS), tbm com VIADUTOS, q no original nao tem, e outra coisas mais "brasileiras".Segue ae alguns screenshots das minhas cidades no meu mapa principal.
----------------------------------------------------------------------------------------------

Panoramica da minha capital Itacolomi, à direita, e a cidade metrpolitana de RioForte, cercada de florestas, q soh recentemente liguei ao resto do mapa, nem aparece a rodovia nessa foto.
----------------------------------------------------------------------------------------------




Mesma panoramica da imagem anterior, mas essa já com a rodovia atendendo a RioForte. Imagem noturna, mto show!
----------------------------------------------------------------------------------------------


Panoramica das minhas principais cidades. À direita, CampoGrande, espremida entre duas lagoas, q nao cresceu como eu planejei mas me dá algum orgulho e bastante lucro, e à esquerda,
duas cidades q se aglomeraram e essas sim sao minhas xodós. Na ilha está a cidade de NovoRio, e no continente, separada por um canal, está a cidade de Madureira. Juntas, elas tem
quase a mesma populacao de CampoGrande, umas 28mil pessoas, e me dao um lucro muito bom! Esqueci de mencionar, em CampoGrande tenho umas seis linhas munipais, mesmo numero
das linhas de NovoRio-Madureira.

----------------------------------------------------------------------------------------------


Panoramica noturna da minha regiao preferida.
----------------------------------------------------------------------------------------------


Imagem do Centro de CampoGrande. Desse angulo nao dá pra ver mas fiz uma rodoviaria, com um add-on novo, entre a Prefeitura e a doca (esta quase nao dá movimento, fiz pq o lucro
tava sobrando). Dá pra ver um engarrrafamento de PassarosMarrom e SantoAnjos em volta da prefeitura, indo buscar lah passageiros pra capital Itacolomi e uma editora q tem no meio do
caminho.
----------------------------------------------------------------------------------------------


Nesa imagem estao o centro de Madureira e quase 80% de NovoRio. Aih dá pra ver onibus da SantoAnjo proximo ao ponto da Av.Central, ao norte, e proximo ao ponto de Entrocamaneto,
ja em NovoRio, eh possivel ver um ariculado verde q uso nas linhas mucipais dessas duas cidades.PS: Parece sacanagem, mas o "Centrão de Madureira", um simples cruzamento, sempre engarrafa e prende meus onibus, me dá uma dor de cabeça do caramba!!!
Em outra postagem mostrarei minhas cidades do norte do meu mapa, inclusive minha segunda maior cidade, Mauá, está lá, no extremo norte do mapa, e onde tbm outras cidades
cresceram a ponto de se misturarem, mas sem limites geograficos como ocanal entre Madureira e NovoRio.

----------------------------------------------------------------------------------------------
Finalizo com esse screenshot dos onibus do Rio q ja fiz ateh o momento mas nao estao prontos ainda pro "Lançamento Oficial", numa cidade de outro mapa q criei soh pra servir de cenario.
Preciso melhorar muito! Mas desde ja deixo meu agradecimento a um cara chamado "Leandro Henrique Stein", q deixou na net os PNGs e DATs abertos para alteracoes, e q usei de base.
Respeitem os creditos!!! Eu respeito!!!Aih estao onibus da Reginas, RioIta, ABC, Mauá, Amigos Unidos, VilaIsabel e BredaRio... Mas qdo tiverem corrigidos e mais definidos os modelos, a fornada será maior, heheheheheheh


2 comentários:

Nickson Pierre disse...

Cara, me adiciona no msn ae, nós podemos discutir muito sobre isso, eu também amo "Onibus" E eu queria ter uns no meu simutrans, eu já desenhei mas não consigo colocar no jogo.Me adiciona no msn pra fazer mais contato: nickson_czr@hotmail.com

Vianna (Camisas e Manias) disse...

Gostei dos Screenshots e das cidades... Muito massa.
Inté procurei ônibus para Pak 128 da Santo Anjo, Reunidas, Reginas, Penha...Mas não há. Tem somente para Pak 64.